O Serviço Florestal Brasileiro vai promover, em parceria com a Casa Civil, consultas públicas que subsidiarão o decreto federal para criação do Distrito Florestal Sustentável (DFS) do Carajás, com limites nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins. As audiências ocorrerão entre 14 e 17 de maio de 2007, em quatro cidades: Paragominas e Marabá(PA), Açailândia (MA) e Araguatins (TO).
O DFS Carajás possuirá, aproximadamente, 28 milhões de hectares e seu foco será o reflorestamento com espécies nativas e de crescimento rápido. A iniciativa é pioneira e tem o objetivo de estabelecer um novo padrão de desenvolvimento baseado em uma economia florestal, conjugada com outras atividades econômicas.
No Distrito serão desenvolvidas ações coordenadas de políticas públicas dos diversos setores do governo federal e estadual para fomentar a atividade florestal em bases sustentáveis, incluindo política fundiária, de infra-estrutura, de desenvolvimento industrial, de gestão de áreas públicas, assistência técnica e de educação, entre outras.
(
Assessoria de Comunicação MMA, 26/04/2007)