A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) apelou ao senador Jonas Pinheiro (DEM-MT) pela retirada do projeto de lei do Senado (PLS 5/07) que exclui o Estado de Mato Grosso da região classificada como "Amazônia Legal", onde as áreas consideradas reserva ambiental devem ter 80% de seu território preservado. O projeto, explicou a senadora, insere Mato Grosso no bioma "Cerrado", onde a exigência de preservação nas áreas de reserva ambiental cai para 35%. Serys teme que a mudança deixe Mato Grosso vulnerável ao desmatamento para exploração econômica, contribuindo, assim, para agravar a degradação do meio ambiente.
Serys informou que 54% do território de Mato Grosso está enquadrado no bioma "Amazônia Legal" e passaria ao bioma "Cerrado" com a aprovação da matéria. A senadora leu trechos de reportagem do jornal O Estado do S. Paulo com críticas ao projeto, que teria a finalidade de criar brechas na legislação ambiental para ampliar a área de derrubada de florestas e propiciar a regularização de áreas de plantio de soja e criação de gado. A preocupação da senadora por Mato Grosso foi compartilhada pelo senador João Pedro (PT-AM).
Após fazer esse apelo, a parlamentar defendeu a aprovação de projeto de resolução do Senado (PRS 17/07), de sua autoria, que cria o programa Carbono Zero para reduzir as emissões de gás carbônico nas dependências e atividades do Senado Federal. A iniciativa também abre a possibilidade de a instituição patrocinar projetos de reflorestamento para seqüestro de CO2, diretamente envolvido no aquecimento global.
(Por Simone Franco, < href=http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=62904&codAplicativo=2 target=_blank>Agência de Notícias do Senado, 26/04/2007)