"A construção das barragens dos arroios Jaguari e Taquarembó beneficiará não apenas a agricultura e a pecuária, mas também o consumo humano, já que o objetivo da obra é viabilizar o uso múltiplo das águas".
A afirmação foi feita pelo presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado Frederico Antunes (PP), durante solenidade de assinatura da Carta de Intenções entre o Governo do Estado e o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional. O ato ocorreu hoje à tarde no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini. Antunes destacou o trabalho conjunto de prefeitos, deputados estaduais, da bancada gaúcha no Congresso Nacional e um grupo de pessoas ligadas ao Comitê da Bacia do Rio Santa Maria. “Esta é uma vitória da região que há muito tempo não via um investimento desta envergadura e que vai beneficiar a sua economia”, acrescentou.
O presidente do Parlamento gaúcho lembrou que muitas vezes chegou-se a duvidar da possibilidade de concretizar o projeto, “mas graças à determinação de um grupo de pessoas, à liderança da governador Yeda Crusius e o firme propósito do Governo Federal chegamos ao dia de hoje”, acrescentou.
O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, disse que por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava em Porto Alegre. “Venho ao Rio Grande para trazer boas notícias”, afirmou, explicando que a construção das barragens dos arroios Jaguari e Taquarembó se constitui num investimento de R$ 100 milhões. O Estado participará com R$ 46 milhões de contrapartida. Com o convênio, o Rio Grande do Sul abriga um projeto piloto do programa Pró-Água.
Os recursos, já definidos, permitem a abertura dos processos de licitações. As duas barragens, uma em cada arroio, vão irrigar 80 mil hectares de terras. A governador Yeda Crusius ressaltou o impacto positivo na geração de empregos para a região. A barragem de Taquarembó vai gerar 9 mil postos temporários, entre diretos e indiretos, em Dom Pedrito. A barragem de Jaguari terá 7 mil vagas de emprego nos municípios de São Gabriel e Rosário do Sul. Serão acumulados 300 milhões de metros cúbicos de água nas duas barragens.
O volume garante a irrigação dos 80 mil hectares, de culturas diversas, em proveito direto dos produtores e população de Dom Pedrito, Lavras do Sul, São Gabriel e Rosário do Sul. A construção das barragens terá outro ganho direto: os problemas de abastecimento de água aos municípios de Dom Pedrito e Rosário do Sul serão resolvidos, garante o Governo do Estado.
Participaram ainda da solenidade no Palácio Piratini os deputados estaduais Cassiá Carpes (PTB), Coffy Rodrigues (PDT), Alceu Moreira (PMDB), Adão Villaverde (PT), Fabiano Pereira (PT), Berfran Rosado (PPS), Rossano Gonçalves (PDT) e Daniel Bordignon (PT), além dos federais Eliseu Padilha (PMDB), Darcísio Perondi (PMDB) e Luiz Carlos Heinze (PP).
(Por Jussara Marchand,
Agência de Notícias AL-RS, 26/04/2007)