A governadora Yeda Crusius e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, assinam, nesta quinta-feira (26/4), às 16h30min, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, convênio para construção de duas barragens na região da Campanha do Estado – nos arroios Taquarembó e Jaguari.
Para a realização das obras, o Governo Federal liberou R$ 88 milhões - dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - com a contrapartida do Estado no valor de R$ 46 milhões. De acordo com o secretário Extraordinário de Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, “os recursos permitirão a abertura de licitações para dar início ao processo das construções que vão irrigar cerca de 80 mil hectares de terra”.
As obras vão atingir 200 produtores rurais e, deverão gerar, entre empregos diretos e indiretos, 15 mil vagas nos municípios de São Gabriel, Rosário do Sul, Lavras e Dom Pedrito. A previsão é de que fiquem prontas antes do final do ano.
A governadora Yeda Crusius incluiu a política de irrigação como uma das prioridades do seu governo. O plano de irrigação baseia-se em três pilares: a cooperação interinstitucional, o engajamento da sociedade e a capacitação dos produtores.
O projeto prevê ainda a qualificação dos técnicos de extensão rural e produtores agrícolas na busca de alternativas para melhor aproveitamento da água, e o envolvimento dos comitês de bacias hidrográficas, associações de usuários das águas, Coredes e associações de municípios como planejadores de ações a serem executadas em cada região.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 25/04/2007)