Dando seguimento ao roteiro de visitas programadas, o relator da Subcomissão de cana-de-açúcar, álcool e do etanol, deputado Heitor Schuch (PSB) esteve nesta quarta-feira (25/04) na Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), colhendo subsídios que servirão de base para as discussões em torno do tema na Assembléia Legislativa. Também participou do encontro o deputado Jerônimo Goergen (PP), que integra a subcomissão.
Schuch explica que o objetivo das visitas às entidades do setor é trocar informações e estabelecer parcerias para a o desenvolvimento do trabalho. O presidente da Fecoergs, Egon Hoerlle, confirmou o interesse e a capacidade de investimentos do setor na área de geração de energia alternativas. Para isso ocorrer, no entanto, seria necessário políticas públicas e programas oficiais para estruturação de toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, desde o plantio até a produção de etanol.
“O negócio das cooperativas a longo prazo é a geração de energia em seu sentido amplo, não somente a elétrica”, assinalou Hoerlle. Nesta quinta-feira(26/04), o tema será debatido na audiência pública promovida conjuntamente entre a subcomissão e a Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa.
Estarão presentes representantes de empresa e entidades como Granol, Coperbio, Brasil Ecodiesel e Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), que farão um relato sobre suas experiência na obtenção de combustíveis alternativos.
Por Lisiana dos Santos,
Agência de Notícias AL-RS, 25/04/2007)