O Ibama fez uma blitz no Mercado Modelo, em Salvador. Os fiscais apreenderam peças de artesanato feitas com produtos animais. Em dupla, os fiscais percorreram várias lojas e apreenderam objetos com venda proibida no Brasil, como algumas espécies de conchas e estrelas do mar.
Muitos comerciantes ficaram surpresos. 'Nós vendemos essas coisas aqui no Mercado Modelo há muito tempo', revela o comerciante Francisco Ferreira. Em uma loja, os fiscais encontraram produtos de artesanato feitos com borboletas. Algumas peças tinham etiquetas com cadastro de licença do Ibama.
'Eu desconheço essa autorização. Nós vamos conferir a autenticidade desse tipo de documento', informa o analista ambiental Augusto Morelli. A loja foi notificada. Ainda no centro da cidade, perto do Mercado Modelo, dois homens foram presos em flagrante quando vendiam seis jabutis. Cada animal estava sendo comercializado a R$ 150.
Os dois homens foram levados para a delegacia da Polícia Federal de Salvador. O uso decorativo de animais é proibido pela Lei de Crime Ambiental. A pena para quem vende ou compra estas peças varia de seis meses a um ano de prisão.
(Com informações do
BATV, 25/04/2007)