Caminhadas que conscientizam. Escaladas que ensinam a respeitar a natureza. Esse pacote de ações é o carro-chefe de um grupo de amigos que se juntou em 1988 para fazer esportes junto à natureza e que, hoje, mais maduro e remodelado, tornou-se a organização não-governamental (ONG) chamada Grupo Bandeirantes da Serra.
O trabalho dessa turma apaixonada por desbravar os morros da região e escalar montanhas vai além do esporte. O Bandeirantes da Serra oferece caminhadas, passeios de bicicleta e cursos de montanhismo não só para os adultos, mas também para crianças e adolescentes que curtem deixar a cidade e respirar o ar puro.
- Estamos nos reformulando agora. Passamos por vários momentos. Desde quando estivemos lotados de participantes e com pouca gente comprometida, até o dia em que quase se extinguiu o grupo. Agora temos obtido resultados importantes - conta o coordenador técnico e guia de montanhismo Guilherme Rocha, lembrando que a ONG realiza curso de resgate em locais de risco, além de executar limpeza e serviços de pintura em prédios e torres urbanas.
Outra iniciativa bacana é o Projeto Montanhismo Mirim, em que alunos de 7 a 16 anos aprendem a fotografar, a conhecer a fauna, espécies nativas e até noções de primeiros socorros. É de graça e ainda têm sete vagas disponíveis.
Somando cerca de 16 integrantes atualmente, a ONG realizou recentemente um de seus trabalhos mais gratificantes, que foi mapear cavernas em Nova Esperança do Sul para serem visitadas e exploradas durante eventos.
Se você quer saber um pouco mais sobre a ONG, basta acessar o site www.bandeirantesdaserra.org.br, mandar e-mail para contato@bandeirantedaserra.org.br ou telefonar para os números (55) 9166-9088 ou (55) 9909-2000.
(Diário de Santa Maria, 25/04/2007)