Todos os dias 350 toneladas de lixo são jogadas na capital paulista. No meio deste amontoado estão latas, copos de plástico, papéis e pontas de cigarro. Uma mulher declara: "Não gosto de sujeira, odeio sujeira, sou contra sujeira". Mas a reportagem flagrou, minutos antes, a mesma pessoa jogando um papel de sorvete num canteiro. Uma pesquisa feita em São Paulo sobre o lixo na cidade mostra que 80% dos paulistanos consideram a cidade suja. Ainda assim, 76% admitem que jogam lixo no chão.
O levantamento aponta ainda que os jovens são os que mais conservam o mau hábito. Na lista dos objetos mais descartados, estão chicletes e papéis de bala em primeiro lugar. Em seguida, panfletos de propaganda. Latas e garrafas de bebida estão em terceiro lugar. Os mais velhos contribuem com a sujeira jogando pontas de cigarro.
São Paulo não tem uma infra-estrutura mínima com lixeiras em lugar nenhum. Eu teria de andar 200 metros para jogar uma ponta de cigarro. Eu acho que não é justo - afirma o administrador de empresas Cláudio Gaspari.
No Calçadão do Largo 13 de Maio, no entanto, não é difícil encontrar lixo jogado no chão. O curioso é que não é preciso caminhar mais de dez metros entre uma lixeira e outra.
Pegar o papel de bala e colocar na bolsa para jogar em casa, por exemplo, é importante. Se cada um começar a tomar pequenos cuidados, na próxima chuva não teria tanta enchente - avalia a pesquisadora Marcela Gibrail Bárbara.
Segundo a pesquisa, os homens jogam mais lixo na rua que as mulheres.
(
O Globo, 25/04/2007)