A Prefeitura de Três Lagoas já começou a construção do Ecoponto, iniciativa em conjunto com o Ministério Público Estadual, que tem por objetivo dar o destino correto a pneus inutilizados e evitar que eles sejam deixados em terrenos baldios, córregos e lagoas, facilitando o acúmulo de água e a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
O galpão do Ecoponto será construído ao lado do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no Distrito Industrial, e deve ficar pronto em 30 dias. Segundo a prefeita Simone Tebet (PMDB), a ordem de serviço não foi assinada antes porque a prefeitura procurou firmar um acordo de cooperação mútua com a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (Anip) – que será responsável pelo destino final do material, ambientalmente adequado, com licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O encaminhamento dos pneus ao Ecoponto era de responsabilidade dos comerciantes. A prefeitura veio resolver esse problema que ameaça o meio ambiente.
(
Correio do Estado, 24/04/2007)