Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Bataiporã surpreendeu um crime ambiental em andamento no interior do Sítio São Bartolomeu, localizado no Bairro Laranjal, área rural de Nova Andradina, em que uma máquina estava "sepultando" árvores inteiras de espécie nativa arrancadas sem autorização do Ibama.
Segundo informações da PMA, a área no sítio foi arrendada pela Colorado Agropecuária, empresa ligada à Usina Santa Helena, para o plantio de cana-de-açúcar e, na sexta-feira, uma máquina da empresa foi flagrada derrubando 102 árvores da espécie aroeira.
Como a empresa não havia solicitado autorização para o desmatamento, estava ocultando o crime ambiental abrindo várias valetas dentro da propriedade, onde as árvores eram enterradas por uma pá-carregadeira.
O tratorista Aparecido Fernandes Limas, único trabalhador flagrado na área, contratado pela Colorado Agropecuária, foi preso em flagrante. Duas pás-carregadeiras foram apreendidas pela PMA.
Além das apreensões dos tratores e da prisão do tratorista, a PMA embargou toda a área do desmatamento ilegal no Sítio São Bartolomeu e aplicou uma multa à empresa responsável pelo crime ambiental no valor de R$ 36 mil, por supressão da vegetação nativa e extração de madeira de lei.
(Por Elvio Lopes,
Correio do Estado, 24/04/2007)