O número de eventos adversos em Santa Catarina aumentou na relação com o ano de 2006, revelou relatório divulgado nesta segunda-feira,(23/04) pela Defesa Civil catarinense. Enquanto no ano passado o Estado sofria com a estiagem, em 2007 os municípios de SC sofrem com o grande número de enxurradas.
A pesquisa do Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) apontou que 29 localidades declararam situação de emergência devido ao excesso de chuvas. Atá a data da divulgação do relatório, foram registrados 30 decretos. No mesmo período do ano passado, Santa Catarina registrou 125 decretos.
O que chamou a atenção da Defesa Civil catarinense é a mudança das ocorrências. Diferente do ocorrido em 2006, as principais causas de decretação até o momento as enxurradas, em 21 oportunidades.
Desde janeiro de 2007, seis municípios decretaram situação de emergência devido a vendavais, dois por danos provocados por queda de granizo e um por alagamento. O primeiro município a declarar situação de emergência em 2007 foi Botuverá, atingido por uma enxurrada.
Já o último decreto registrado pelo departamento é o do município de Abelardo Luz, no dia 16 de abril, pelo mesmo motivo. O município da região Oeste chegou a decretar em duas oportunidades o estado de emergência desde o início do ano.
Os municípios apontados pelo levantamento são: Abelardo Luz, Aurora, Biguaçú, Bom Jardim da Serra, Botuverá, Braço do Trombudo, Camboriú, Campo Belo do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Garuva, Grão Pará, Imbituba, Ituporanga, Jacinto Machado, Joinville, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Passos Maia, Praia Grande, Rio do Sul, Rio Fortuna, Salete, São João do Sul, Timbé do Sul, Urubici, Vargem Bonita e Witmarsum.
(Clic RBS, 23/04/2007)