O Ministério do Meio Ambiente deu início nesta segunda-feira (23/04) à Semana da Caatinga, a partir de solenidade realizada no auditório do edifício-sede do Ibama. Com uma série seminários e eventos (que serão transmitidos ao vivo pelo site do MMA), a Semana, que conta com o apoio da Embaixada da Suíça, ocorre até sexta-feira (27).
O secretário de Biodiversidade e Florestas (SBF), João Paulo Capobianco, representou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na abertura da Semana. Ele lembrou as iniciativas do governo federal para a preservação e o desenvolvimento sustentável na Caatinga. Durante a solenidade foi lançado o Plano de Turismo Sustentável para Bacia do São Francisco. A iniciativa integra uma das ações do Programa de Revitalização do Rio São Francisco.
"Foram criados grupos de trabalho para todos os biomas e incluímos planos específicos para cada um deles", disse, durante discurso. "Na Caatinga, foram estabelecidas 289 áreas prioritárias, onde desenvolvemos um plano de combate à desertificação", completou o secretário.
Também participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Gilney Vianna, a presidente do Conselho de Reserva de Biosfera da Caatinga, Alexandrina Sobreira de Moura, a representante da organização não-governamental Agendha, Edvalda Arouche, e o embaixador da Suíça, Rudolph Baerfuss.
Na abertura da Semana, foram feitas três premiações. O professor e doutor Paulo Nogueira Neto recebeu o prêmio Bioma Caatinga 2007 das mãos do secretário João Paulo Capobianco. Um dos brasileiros pioneiros na defesa do meio ambiente, Nogueira Neto é atualmente o presidente emérito da organização não-governamental WWF e da Associação de Defesa do Meio Ambiente.
"Com muita satisfação, eu gostaria de agradecer esse prêmio. Nossa luta está sendo travada. Tudo o que está acontecendo sinaliza que nós ainda temos muito a fazer pela frente", afirmou Nogueira Neto.
O Conselho da Reserva da Biosfera da Caatiaga entregou o prêmio Asa Branca para o engenheiro Francisco Barreto Campello e para a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), representada na cerimônia pela arqueóloga Niède Guidon. Ela desenvolveu um projeto de turismo sustentável no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), onde conseguiu localizar 400 sítios arquelógicos e foi reconhecido como patrimônio mundial pela Unesco.
Durante discurso, Niède defendeu as obras de um aeroporto para a região. "Os ecossistemas se recuperam muito bem. Agora precisamos desenvolver o turismo. Sem o aeroporto, tudo o que fizemos vai correr o risco de se perder", disse.
Em seu discurso de agradecimento, o engenheiro Francisco Campello defendeu que a preservação do meio ambiente pode resultar em oportunidades. "Temos de assegurar que os nossos recursos naturais resultem na geração de empregos. Parabéns a todos que vêm se esforçando. Nunca se produziu tanto em torno deste bioma [Caatinga]", disse.
Traduzida do tupi-guarani para o português, a palavra caatinga significa mata branca. Trata-se do principal ecossistema do Nordeste. O bioma abrange nove estados nordestinos (BA, CE, PI, PE, RN, PB, SE, AL, MA) e um do Sudeste (MG).
(Por Adriano Ceolin,
MMA, 23/04/2007)