A Coordenadoria Integrada de Crimes Ambientais (Cica), órgão ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, apreendeu na manhã de ontem (23/04) três fornos de carvão clandestinos no município de Rio das Flores, próximo a Piraí, no sul-fluminense. Marcelo Melo, dono da Fazenda São Luiz, no bairro de Barroso, onde os carvoeiros foram apreendidos, foi preso em flagrante. Ele poderá pegar de 2 a 5 anos de prisão.
Além dos carvoeiros, agentes da Cica apreenderam 200 quilos de carvão ensacado com falso licenciamento ambiental do Ibama. Segundo o selo de qualidade falsificado, o carvão era ecológico e originário de reflorestamento. As árvores que deram origem ao produto estavam sendo cortadas da Mata Atlântica.
A Cica é um órgão criado com o objetivo de integrar as operações contra crimes ambientais impetradas pela Secretaria de Saúde. Em março, nove baloeiros foram presos em Madureira, 12 caçadores em Cachoeiro de Macacu e oito pessoas acusadas de fazer desmatamentos em Niterói e na Região dos Lagos.
Em maio, a secretaria planeja criar o Disque-Denúncia Verde e a perícia ambiental, numa parceria com o Instituto Carlos Éboli a fim de fornecer provas concretas para casos de crimes ambientais e embasar melhor futuras denúncias do Ministério Público. As operações contra desmatamentos da secretaria surgem em apoio ao objetivo de plantar três milhões de árvores em até três anos.
(
JB Online, 23/04/2007)