Franceses vêm ao Brasil conhecer projetos de energias renováveis
legislação ambiental
2007-04-23
Um grupo de senadores franceses estará no Brasil em setembro. O objetivo da missão é conhecer oportunidades de investimentos na área de energias renováveis, as chamadas energias limpas. A informação foi transmitida ao grupo de deputados gaúchos que esteve na manhã de sexta-feira (20/04) na Embaixada do Brasil na França, em Paris. O presidente da Assembléia Legislativa, Frederico Antunes (PP), e o deputado Alexandre Postal (PMDB) foram recebidos pela embaixadora Vera Pedrosa.
Os parlamentares gaúchos foram informados que a comitiva francesa inicialmente visitará as cidades de Foz do Iguaçu (Paraná), São Paulo e Brasília. "Diante do potencial do Rio Grande do Sul, sugerimos a inclusão no roteiro de visitas dos senadores", afirmou Antunes, que foi informado pela embaixatriz que a sugestão será levada à coordenação da comitiva de senadores. Um dos argumentos apresentados pelos deputados gaúchos a embaixatriz Vera Pedrosa relaciona-se ao potencial que o Rio Grande do Sul reúne para o desenvolvimento de projetos eólicos. "Se a resposta de incluir o Estado for positiva, vamos levar os senadores para conhecer o complexo eólico localizado em Osório, no Litoral Norte do Estado. A região tem todas as condições para abrigar novos projetos", revelou Antunes.
Os deputados gaúchos ouviram da embaixatriz que os investidores franceses estão particularmente interessados em desenvolver projetos com matrizes energéticas à base de etanol. "Quando falamos sobre o potencial eólico do Rio Grande do Sul surgiu a possibilidade de estender a missão para conhecer o parque de Osório", explicou Frederico Antunes. A França se destaca pelos empreendimentos que utilizam as energias eólica e solar.
(Por Gilberto Jasper, Agência de Notícias AL-RS, 20/04/2007)
www.al.rs.gov.br