Contatos de deputados estaduais (RS) na Alemanha e França podem render investimentos em energias limpas
biocombustíveis
legislação ambiental
2007-04-23
"A Feira Industrial de Hannover (Alemanha) é uma grande vitrine que destaca a importância da automação industrial e da produção de energias renováveis, as chamadas energias limpas". A afirmação foi feita pelo presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Frederico Antunes (PP), que participou da mostra na companhia dos deputados Alexandre Postal (PMDB), Berfran Rosado (PPS) e Fabiano Postal (PT).
Pela primeira vez, o Parlamento gaúcho esteve presente à feira. Antunes destacou a série de contatos realizados ao longo da permanência na Alemanha e na França, no último dia da viagem. O parlamentar avalia que foram contatos importantes para atrair investidores para o Rio Grande do Sul. Antunes relata que no encontro com o primeiro-ministro da Baixa Saxônia, Christian Wulff, por exemplo, os deputados fizeram convite para a visita de uma missão alemã. "O objetivo é detectar possibilidades de investimentos no Brasil porque trata-se de uma região com destaque industrial, principalmente na fabricação de equipamento de áudio e vídeo, além de aparelhos ortopédicos, como cadeiras de rodas, com tecnologia de ponta", afirmou o presidente da Assembléia Legislativa.
Soja e hortigranjeiros para produzir biodiesel
A comitiva de deputados visitou o presidente do parlamento da Baixa Saxônia, Ulrich Bie, que em 2008 chefiará uma missão empresarial ao Brasil. "Existe uma grande expectativa em relação ao Brasil e ao nosso Estado, que possui fama pela preocupação ambiental, associada à implementação de tecnologias limpas, como a produção de energia eólica no Litoral Norte", destacou Frederico Antunes. A agenda de contatos prosseguiu na audiência com o embaixador do Brasil em Berlim, Luiz Felipe de Seixas Corrêa, que confirmou a visita de uma comitiva de empresários e políticos alemães ao Rio Grande do Sul, em novembro.
O objetivo é conhecer oportunidades de negócios, firmar parceria e estudar investimentos. Frederico Antunes antecipou que existe interesse de investidores da Alemanha em trazer para o Brasil tecnologias de transformação de hortigranjeiros e soja em biodiesel. "No momento em que existe um grande estímulo para a produção deste combustível é fundamental conhecer alternativas tecnológicas modernas e que permitam aos produtores um ganho extra de renda", afirmou. O grupo deverá trazer também detalhes da legislação alemã relativa aos processo de transformação.
A produção de energias alternativas motivou o lançamento do Programa RS Energia para Investidores, iniciativa do Governo do Estado, que teve a presença dos parlamentares gaúchos. Para Antunes, trata-se de um passo fundamental para confirmar o Rio Grande do Sul no moderno modelo de desenvolvimento. O lançamento foi feito pelo secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais do Estado, Nelson Proença, que contou ainda com a presença da presidente da Caixa-RS, Suzana Kakuta.
Franceses poderão visitar o estado em setembro
Para Antunes, o lançamento mundial do programa para interessados de mais de 40 países mostra que os gaúchos estão na linha de frente da nova mentalidade mundial para a produção de energia. "O mundo, cada vez mais, luta para preservar o que ainda não foi degradado do ambiente. Por isso, a iniciativa do Governo do Estado é fundamental para assegurar que no futuro não teremos problemas irreversíveis como enfrentamos atualmente", observou o presidente do Parlamento gaúcho.
O último compromisso dos deputados ocorreu sexta-feira (20/04), em Paris, quando foram recebidos pela embaixadora do Brasil na França, Vera Pedrosa. Ela informou os parlamentares que, em setembro, um grupo de senadores franceses estará no Brasil para conhecer e divulgar projetos em energia. Inicialmente a missão viajaria para as cidades de Foz do Iguaçu, São Paulo e Brasília. Por isso, os deputados gaúcho fizeram um apelo para que o grupo francês visite o Rio Grande do Sul. "Queremos levar os empresários para conhecer o parque eólico de Osório e mostrar o potencial que temos para este tipo de energia", disse Antunes, que saiu do encontro otimista com a possibilidade de os senadores visitarem o Estado.
(Por Gilberto Jasper, Agência de Notícias AL-RS, 20/04/2007)
www.al.rs.gov.br