O Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) comprovou poluição causada em diversas propriedades rurais do distrito de Águas Claras, em Viamão, durante vistoria realizada na sexta-feira (19/4). O deslocamento atendeu requisição do Ministério Público Estadual, após denúncia da comunidade, e foram inspecionadas as instalações da Companhia de Bebidas das Américas - Ambev.
Segundo os técnicos do Seamb foi verificado que, após a manutenção preventiva do emissário de efluentes industriais desde a estação de tratamento para a Lagoa do Patos, houve problemas operacionais na tubulação e extravasamento parcial da caixa de passagem localizada na própria empresa. Os efluentes percorreram várias propriedades, alcançando distância estimada em 10 quilômetros.
A equipe da Fepam que compareceu ao local informou ainda que os efluentes tratados não contêm produtos tóxicos, tratando-se somente de carga orgânica, mas foram suficientes para tornar áreas impróprias para a dessedentação de animais, ocasionando também mau cheiro, espuma e incômodos à população da região. A empresa não tinha autorização para lançamento fora do emissário e o Seamb informou que irá emitir Auto de Infração, no campo administrativo, com multa como valor de R$32.153,00 (trinta e dois mil, cento e cinqüenta e três reais). Pelo Ministério Público, a dra. Anelise Grehs Stifelman, da Comarca de Viamão deverá abrir ação civil pública contra a empresa.
(Fepam, 20/04/2007)