A visita do prefeito José Fogaça à Miami, onde participou de painel do Green Fórum 2007, já está gerando resultados práticos. Ao final do evento, Fogaça teve um encontro com o presidente do World Resources Institute (WRI) Jonathan Lash, quando ficou acertada a realização em Porto Alegre de um seminário internacional, promovido pelo WRI e pela Prefeitura, sobre mudanças climáticas nas cidades da América do Sul, tendo como tema central Transporte Urbano e Aquecimento Global. Previsto para setembro, o seminário terá a participação de lideranças políticas e comunitárias de todo o continente “e empresários dispostos a assumir responsabilidades sociais diante desta questão”, explicou o diretor da Embarq para a América Latina, Luis Gutiérrez. Foi Gutiérrez quem propiciou o encontro em Miami, que teve a participação ainda do secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães e do secretário municipal de Meio Ambiente, Beto Moesch.
Embarq é o braço do World Resources Institute voltado para o transporte sustentável com o objetivo de buscar soluções para os problemas de mobilidade urbana nas grandes metrópoles. O organismo está apoiando o projeto Portais da Cidade, que visa a racionalização do transporte de massa em Porto Alegre e que foi o tema da palestra de Fogaça no Green Fórum.
O secretário Magalhães, responsável pelas tratativas iniciais com o Embarq, destacou a importância para a Capital do seminário internacional: “O compromisso que acabamos de assumir reafirma o papel de Porto Alegre na liderança latino-americana para as políticas de transporte sustentável e o combate às causas que contribuem para o aquecimento global.” Segundo Magalhães, o projeto Portais da Cidade “coloca Porto Alegre como referência quando o assunto é transporte urbano e seu impacto no meio ambiente, um dos temas centrais do Green Fórum”.
Fogaça aproveitou o encontro com Jonathan Lash para convidar o presidente do WRI a visitar Porto Alegre para uma reunião de trabalho e avaliação do projeto Portais da Cidade, o que deverá ocorrer em junho.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 22/04/2007)