Com o calor intenso e a falta de chuva nas últimas semanas, o Rio Gravataí sofreu uma redução considerável no seu nível. Com aproximadamente dois metros no início do mês, na sexta-feira (20/04) a régua que marca o índice na Estação de Tratamento da Corsan em Alvorada registrou 1,13 m, ou seja, 13 centímetros acima do nível de alerta. Se o manancial atingir menos de um metro, está aberto o início do rodízio para bombeamento da água do rio.
Conforme as previsões meteorológicas, o final de semana será de forte calor, com a temperatura máxima chegando acima dos 30ºC. A chuva deve aparecer somente na terça-feira (24), mas ainda moderada. A situação desta sexta-feira (20) na estação da Corsan do Passo dos Negros, em Gravataí, é ainda mais preocupante, 1,03 m acima do nível do mar. O titular da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) de Gravataí, Paulo Muller, ressalta que, se em Alvorada as águas do Gravataí chegarem nos 50 cm, será suspenso o bombeamento no rio.
RodízioSegundo a resolução 29/2006 do Conselho de Recursos Hídricos do RS, quando as águas do Gravataí atingem o nível de alerta, os arrozeiros e outras lavouras que utilizam a água do manancial devem alternar o bombeamento. Até que o rio saia do alerta, os produtores podem somente captar água três dias seguidos e interromper dois, para não prejudicar o abastecimento à população.
(
Prefeitura de Gravataí, 20/04/2007)