Deve se iniciar na próxima semana uma série de reuniões técnicas, promovidas pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), para tratar das questões do zoneamento ambiental na região. A decisão foi tomada ontem (19/4), durante a reunião realizada em Arroio do Padre, e tem como objetivo articular lideranças para assegurar a permanência dos investimentos no setor de silvicultura na Metade Sul.
Conforme o presidente da Azonasul, Jorge Luiz Cardozo, os chefes do Executivo participarão das três audiências públicas programadas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para analisar o zoneamento da silvicultura. “É um assunto que merece ser tratado com responsabilidade. Não podemos perder os investimentos previstos e temos consciência de que os aspectos ambientais são de extrema relevância”, observou.
Durante o encontro, que homenageou o aniversário do menor município da Zona Sul, os prefeitos discutiram a atuação do Escritório de Negócios da Região Sul, as ações os resultados da Bolsa de Mercadorias e o desempenho da Caixa Econômica Federal no repasse de recursos para programas sociais, com as palestras do diretor da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, Manoel Maia, e do superintendente da Caixa, Mauro Bom.
O coordenador estadual do Programa de Agroindústria, Paulo Sérgio Fabres, apresentou, em primeira mão aos prefeitos, o projeto para a criação do Balcão da Agroindústria Familiar no Mercado Central de Pelotas. O projeto, segundo o coordenador, terá caráter regional e focará a comercialização de produtos em espaço determinado no interior do estabelecimento. A expectativa é de que o projeto seja desenvolvido em parceria com a Secretaria da Agricultura, prefeituras da Azonasul e Emater.
(
Diário Popular, 20/04/2007)