Ao se imaginar na pele de um mico-leão-dourado, Mariana Urban, nove anos, manda um recado aos humanos: - Vocês andam pagando o maior mico.
A frase faz parte da história que a aluna da 4ª série da Escola Projeto, em Porto Alegre, escreveu para criticar a falta de cuidados do homem com a natureza. O texto foi o vencedor da fase estadual do 36º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pelos Correios.
Mariana contou com as explicações em sala de aula referentes ao aquecimento global e com pesquisas na Internet para redigir sobre a proposta do concurso: "Imagine que você é um animal selvagem cujo hábitat está ameaçado pelas mudanças do clima e do ambiente. Escreva uma carta aos habitantes do planeta para explicar-lhes o que fazer para ajudá-lo a sobreviver".
Como alerta, a menina pede mais cuidado com a água e com as demais espécies em extinção.
- Escolhi o mico-leão-dourado porque ele é parecido com o meu cachorro Nick - explica a menina.
Os 513 textos concorrentes foram escritos por estudantes de nove a 15 anos. Entre os critérios observados estavam coerência com o tema, criatividade, originalidade e vocabulário.
- Tentamos manter os jovens focados nos atuais problemas da sociedade e fazer com que eles interajam de forma positiva com esses assuntos - diz o coordenador do projeto no Estado, Irapuan Malta de Medeiros.
Mariana e o colégio receberão aparelhos de DVD e certificados. A premiação será na escola, em maio.
Os alunos Bruno Alfonso Benedetti, 12 anos, da 6ª série da Escola Doutor Ruy Piegas Silveiras, de Espumoso, e Alana Raquel Cleveston, 14 anos, do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Cristo Rei, de Horizontina, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Na fase nacional, Mariana concorrerá com os selecionados nas 27 diretorias regionais dos Correios no país. O resultado será divulgado no dia 9 de outubro. O vencedor ganhará um microcomputador com impressora, troféu e certificado e participará da fase internacional do concurso, na Suíça.
(Por Michele Iracet,
Zero Hora, 20/04/2007)