Com a presença do rei Juan Carlos, os representantes da Argentina e do Uruguai realizaram nesta quinta-feira (19/04) uma primeira rodada de conversações no palácio de El Pardo, para buscar uma solução para o conflito relacionado à instalação de uma fábrica de celulose finlandesa. Os responsáveis pelas negociações foram recebidos pelo rei Juan Carlos em sua residência oficial de La Zarzuela, e as conversações transcorrem a portas fechadas.
Os dois países sul-americanos vivem uma crise há quase dois anos como parte de um conflito bilateral provocado pela instalação da fábrica da empresa finlandesa Botnia em Fray Bentos (300 km a noroeste de Montevidéu), às margens do Rio Uruguai, limítrofe entre ambos os países. O Rei felicitou as duas partes por terem aceitado voltar a dialogar. O encontro prosseguirá nesta sexta-feira no palácio de la Quinta de El Pardo, na periferia norte de Madri.
As autoridades de Buenos Aires sustentam que a fábrica de celulose afetará o meio ambiente e o turismo regional, enquanto que as de Montevidéu argumentam que a contaminação será mínima e protestam contra os bloqueios das pontes que unem ambos os países por parte de ecologistas e moradores argentinos do setor. A Argentina reclama do Uruguai a transferência da fábrica para outro local. A produção deverá ser iniciada em julho ou agosto próximos.
(AFP, 19/04/2007)