A consciência ecológica na luta da preservação do meio ambiente vai formando uma nova sociedade que se mostra mais humanitária e menos materialista. Fato esse que reflete na educação e na atitude das pessoas e organizações. Muitas vão se criando para levantar a bandeira e lutar a favor da ecologia.
A ong SOS Praias faz parte dessa parcela da sociedade que está preocupada com o que o homem faz com a natureza. Uma de suas ações foi a coleta de todo o lixo gerado pelo Super Surf. Este que é o maior campeonato de surf do Brasil, ou seja, reúne os melhores atletas do país para a disputa no ranking da categoria. A primeira etapa foi realizada entre os dias 11 e 15 de abril, na Praia da Ferrugem, Garopaba, litoral sul de Santa Catarina.
O evento atrai uma grande quantidade de pessoas e para amenizar o impacto que isso traz ao meio ambiente foram colocados depósitos de lixo atrás da estrutura. Além disso, na areia da praia, em frente ao evento, havia várias lixeiras feitas com material natural. Essas ações facilitam o trabalho dos voluntários da ong e deixam o evento mais limpo e ecologicamente correto.
Todo o lixo coletado durante o campeonato foi destinado a uma usina de reciclagem. Após o término da primeira etapa do Super Surf, o trabalho se completou com a retirada do lixo gerado pelos estandes e foi feita a pesagem de todo o material reciclável. Resultado: Alumínio – 20 kilos, Papel – 24 kilos e Plástico – 90 kilos. Esse material foi vendido e a verba destinada a dois moradores que ajudaram no trabalho de retirada dos lixos. A reciclagem é considerada uma das formas mais eficazes da eliminação de resíduos, pois o lixo pode retornar para o ciclo produtivo, ocorrendo a diminuição da poluição ambiental e economia dos recursos naturais.
(
A Notícia, 19/04/2007)