A recém-inaugurada rede de água da localidade de Dorasnal será gerenciada por uma associação de moradores, encarregada inclusive pela cobrança de taxas às 25 famílias beneficiadas com o serviço. O dinheiro deverá ser aplicado na manutenção da rede de 6,4 quilômetros de canos. O modelo de gestão está sendo desenvolvido pela associação responsável pelo processo de distribuição de água em Dorasnal. A presidenta da agroindústria de Dorasnal e da associação que gerenciará a rede de água na localidade, Carmem Anunciação, aprovou a proposta apresentada pelo prefeito Marlon Santos. “É uma maneira de conscientizar os usuários a utilizarem a água da melhor forma possível, sem desperdício”, analisa Carmem Anunciação.
Segundo a assessoria do prefeito Marlon Santos, cerca de 50 moradores de Dorasnal prestigiaram a solenidade de inauguração da rede de água ocorrida sexta-feira. Este projeto é dividido em duas partes e apenas a primeira está concluída, beneficiando 25 famílias. Para concluir os 12 quilômetros de rede de água no Dorasnal previstos no projeto, contemplando um total de 94 famílias, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Smap) aguarda a liberação de recursos pedidos ao Estado e à União. Estes recursos serão utilizados somente para a expansão da rede, já que a caixa d’água e a bomba foram adquiridas com dinheiro da Prefeitura.
REIVINDICAÇÕES - A cerimônia em Dorasnal serviu também para estreitar o diálogo entre esta comunidade do interior e o prefeito Marlon Santos. A conversa individual ou em pequenos grupos possibilitou ao prefeito conhecer as reivindicações dos moradores. Algumas das necessidades apontadas a Marlon são a inclusão de novos horários de ônibus, encascalhamento das estradas, construção de pontes e atendimento médico. O prefeito informou que foi concluída na semana passada a construção de uma ponte na localidade e que as demais solicitações serão providenciadas. Ele antecipou que o atendimento médico depende apenas de prédio, que deve ser viabilizado pela comunidade.
(Jornal do Povo, 19/04/2007)