O Comitê Internacional para Conservação e Manejo dos Primatas Amazônicos reúne-se para avaliar a situação atual de 11 das 26 espécies de macacos constantes da lista oficial da fauna brasileira ameaçada. O encontro dos cientistas e autoridades ambientalistas de diversas instituições do Brasil e exterior termina nesta quarta-feira (18), em São Luiz , no Maranhão.
A agenda de reunião trata da situação dos primatas no trecho da Amazônia mais afetada pelo desmatamento, abrangendo os Estados do Pará e Maranhão, com especial interesse na reserva Biológica de Gurupi, onde são encontradas populações importantes de duas espécies ameaçadas: cuxiú (Chiropotes satanas) e o macaco caiarara ( Cebus kaapori).
O Comitê é um órgão colegiado de assistência e consultoria ao Ibama e funciona com um fórum permanente de discussões para definição de métodos e ações voltadas a conservação das espécies.
Entre outros temas serão discutidas também as estratégias para o desenvolvimento integrado de pesquisas, voltadas a gerar informações dos planos de ação. Segundo Onildo Marini, Coordenador de Fauna Ameaçada e Migratória do Ibama, “todo esse conhecimento é fundamental para a conservação das espécies e, em especial na Amazônia, temos grandes lacunas que precisam ser urgentemente preenchidas”.
Macaco CaiararaA Situação do macaco caiarara é a que mais preocupa os pesquisadores. Ocorre que poucas populações estão sendo encontradas, o que indica que estes animais podem estar sendo especialmente afetados pela alteração do ambiente, diferentemente de outras espécies do gênero Cebus.
O Centro de Proteção de Primatas Brasileiro do Ibama vem realizando extenso trabalho de localização das populações remanescentes dessa espécie. Já foram realizadas quatro expedições cobrindo a Amazônia Maranhense, e atualmente, uma quinta expedição encontra-se em operação. Até agora já foram investigadas mais de 100 áreas em cerca de 60 municípios do Maranhão, tendo registro de apenas oito áreas com indício de ocorrência da espécie. Para Marcelo Marcelino, Chefe do Centro Primatas, durante a reunião do Comitê ficará definida quais as espécies que serão prioritariamente, objetos de Planos de Ação. Para o biólogo, o macaco caiarara é um dos alvos preferenciais para um esforço ordenado de ações voltadas para sua conservação.
(
Ibama, 18/04/2007)