Está criado o Parque Natural Municipal Monte Mochuara, em Cariacica. O decreto n° 031/2007 foi publicado nesta quarta-feira (18/04) e determina as dimensões e as proibições que visam a manter o equilíbrio e a biodiversidade na região. Além disso, foi criada a Área de Proteção Ambiental (Apa) do Mochuara, situada entre a Reserva Biológica de Duas Bocas e a zona urbana de Cariacica.
Segundo o decreto, o Parque Natural Municipal Monte Mochuara tem por finalidade a preservação de ecossitemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Deve possibilitar, ainda, o desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental e recreação em contato com a natureza.
Não serão permitidas no local quaisquer formas de exploração dos recursos naturais, bem como a implantação de atividades industriais que impliquem danos ao meio ambiente ou afetem os mananciais de água; atividades que impliquem erosão das terras ou assoreamento; atividades que impliquem matança, captura ou molestamento de espécies da biota regional, entre outros.
A área do Parque Natural deverá ser demarcada em breve pelo município, que também deverá se encarregar de reflorestar as áreas degradadas com espécies nativas. Em 36 meses, todo o esgoto jogado dentro da área do parque também deverá ter sido desviado para fossas sépticas aprovadas pela Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do município.
Já a APA deverá proteger os afloramentos rochosos de relevante valor paisagístico na região, os remanescentes florestais primários e secundários, a vida selvagem e também as manifestações culturais e artísticas em consonância com a preservação ambiental na região.
A aceitação sobre a criação do Parque e da Apa pela população foi unânime. A criação das Unidades de Conservação na região só foi realizada após quatro tentativas para preservar o Monte Mochuara.
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente de Cariacica, a expectativa é que o novo parque seja gerenciado por um agente da comunidade, que será devidamente capacitado para a tarefa.
A área do parque tem 600 hectares e abriga espécies ameaçadas de extinção. A região enfrenta problemas como as queimadas, a caça e a exploração indiscriminada de ervas medicinais. A criação de uma unidade de conservação na região é de extrema necessidade.
No Monte Mochuara, são encontradas 70 espécies de aves e 10 espécies de
pequenos mamíferos. Esse número ainda pode aumentar, já que esses animais estão sendo catalogados. Lá são encontradas ainda áreas com mata primária como nos grandes vales e em regiões íngremes.
O Monte MochuaraO Monte Mochuara é um maciço granítico, bastante utilizado para visitação e passeios em meio à majestosa vegetação e a vista para toda a região da Grande Vitória e adjacências. O granito mede 724m de altura, sendo sua formação do tipo "pão de açúcar".
O monte tem ainda em sua história lendas indígenas e de visitantes franceses. Segundo alguns escritores e historiadores, os indígenas chamavam-no Mochuara, a Pedra Irmã, em alusão ao Monte Mestre Álvaro, na Serra. Outros afirmam ter visto franceses exclamado: "Mounchoir!", lençol, ao terem chegado à Baía de Vitória e avistado a afloração granítica coberta por nuvens em seu topo, fazendo alusão aos lenços que aqueles usavam em suas cabaças.
(
Século Diário, 19/04/2007)