Onze trabalhadores morreram e seis ficaram presos após a explosão de hoje (19/04) numa mina de carvão do norte da China, elevando para 53 as vítimas dos quatro acidentes no setor nos últimos dias. Segundo a agência oficial Xinhua, o último incidente ocorreu esta madrugada na mina de Dashucun, na cidade de Handan.
As esperanças de resgatar vivos os 33 mineradores presos desde segunda-feira na mina de Wangzhuang, na cidade de Pingdingshan, são praticamente nulas, segundo as equipes de resgate. A Polícia continua procurando seis pessoas relacionadas com a mina, que operava de forma ilegal, entre elas seu proprietário.
Em Hunan, 12 mineiros continuam presos na mina de Changcheng, na cidade de Zhuzhou, que foi inundada também na segunda-feira. Na província de Heilongjiang, pelo menos dois mineradores estão presos numa mina ilegal, na cidade de Jixi. As minas chinesas são as mais perigosas do mundo com 80% das mortes do setor. Segundo números oficiais, só nos três primeiros meses deste ano 661 mineradores morreram, 15,6% a mais que em 2006.
(EFE, 19/04/2007)