A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) emitiu licença de instalação (LI) autorizando a Elebras Projetos a instalar o parque de energia eólica, em Tramandaí e licença prévia para a Natenco do Brasil Energia Alternativas em Xangri-Lá.
O parque de Tramdandaí terá capacidade para gerar 72 megawatts de energia, através da distribuição de 87 aerogeradores. O empreendimento está sendo viabilizado pelo primeiro leilão de energia do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), do governo federal.
Em 30 dias, a Elebras deverá apresentar a planta de distribuição dos aerogeradores, cruzando com os dados do monitoramento ambiental e, em 90 dias, o Plano de Monitoramento Ambiental. Esta é a quarta Licença de Instalação concedida pela Fepam para a construção de parques com aproveitamento de energia eólica. Os outros são das empresas ERB: dois em Xangri-Lá e um em Osório.
Já a o parque eólico de Xangri-Lá terá potência de 26,25 MW em gleba localizada na rodovia RS 407, 6695. Desde 2003, a Fepam concedeu 23 licenças prévias para a instalação de parques eólicos no Rio Grande do Sul.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 18/04/2007)