Cerca de 400 pessoas, entre integrantes do Centro de Atenção Psicosocial de Estrela (Caps), alunos e professores de diversas escolas do município, participaram ontem (17/4) da 18ª edição do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, através do Programa Brasil Joga Limpo. A atividade foi realizada no Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (IEEEM) com o tema "Aquecimento global", coordenada pelo mestre em Botânica e biólogo da pasta Emerson Luis Musskopf. O grupo de teatro do educandário apresentou a peça Tá na Hora, dirigida pela professora Eloísa Paim, com abordagem do mesmo assunto.
Musskopf diz que o clima tem evoluído ao longo dos anos, sendo natural e gradual. "No entanto, nos últimos tempos, o homem é o responsável por uma grande mudança." Comentou ainda sobre o efeito estufa, que é o acúmulo, acima do natural, de CO2 e outros gases nas camadas superiores da atmosfera. "Se não existisse isso, a temperatura da superfície terrestre seria em média cerca de 34ºC. mais fria do que é hoje. É imprescindível para a manutenção da vida sobre a Terra." Quanto às conseqüências do aquecimento global, destaca o aumento do nível dos oceanos. "Com temperaturas mais elevadas, as calotas polares derretem. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, pode ocorrer futuramente a submersão de muitas cidades litorâneas." Ondas de calor é outra conseqüência do aquecimento. "Regiões de temperaturas amenas têm sofrido. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado até mesmo mortes de idosos e crianças."
Para amenizar o aquecimento global, enfatiza a necessidade de controles da emissão de poluentes por veículos com motor a combustão e de resíduos industriais, mudança de hábitos de consumo e o reflorestamento.
(O Informativo do Vale, 18/04/2007)