Uma comissão representativa da Feira Ecológica de Porto Alegre (Colméia) foi recebida nesta segunda-feira (16/4) pelo secretário da Smic, Idenir Cecchim. No encontro, entre outros pontos, foi discutida a organização da Feira que acontece nas manhãs de sábado na primeira quadra da Rua José Bonifácio, com a participação de cerca de 90 produtores.
Conforme Cecchim, 70 bancas já possuem alvará da Smic e outras 20 precisam buscar a regularização com o pagamento de multas e o acerto de pendências junto ao Licenciamento de Ambulantes. A Smic continuará realizando ações fiscais nas feiras da Capital para organizar o sistema de recepção de mercadorias, instalação das bancas e comercialização dos produtos. "A Prefeitura quer valorizar os grupos de feiras da cidade. Os feirantes precisam demonstrar organização e respeito com os clientes, e principalmente com a vizinhança do entorno dos pontos de venda", afirmou o secretário. A audiência foi acompanhada pelo vereador Carlos Todeschini.
Uma das principais características da Feira Ecológica é a garantia de procedência dos produtos de alta qualidade. Os expositores só comercializam produtos naturais e integrais e os processos de produção e venda são acompanhados por um engenheiro agrônomo e uma nutricionista. Conforme o relato da diretoria da Colméia, a Feira Ecológica envolve um total de 300 famílias, do cultivo à comercialização dos produtos naturais e integrais. Para a organização da Feira, a Prefeitura disponibiliza equipes da EPTC, DMLU e Smic.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 17/04/2007)