O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flávio Presser, participou nesta terça-feira (17/4) às 9h, no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, da solenidade de abertura do 1º Encontro sobre Inovações Tecnológicas no Saneamento - Lodos e Odores, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), que acontece em Porto Alegre até o dia 19.
Presser destacou que as questões ambientais vinculadas a lodos e odores gerados pelas estações de tratamento de água e esgotos (ETAs e ETEs) são relevantes, exigindo ações adequadas dos órgãos responsáveis. O Dmae, com a implantação do Programa Integrado Socioambiental (PISA), tem entre suas metas, a aplicação de tecnologias de ponta, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais, por meio da redução de lançamentos de efluentes no Lago Guaíba, responsáveis pela floração de cianobactérias (popularmente chamadas de algas). Entre as unidades beneficiadas estão as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da Serraria e de Belém Novo.
Nesta quarta-feira, 18, os debates iniciarão às 9h, com o painel - Lodos de ETEs: minimização, tratamento e aproveitamento, e a participação dos especialistas Adrianus Van Handel da Universidade Federal de Campina Grande; Luis Olinto Monteggia, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Ufrgs, que abordará a importância da minimização na geração de lodos e Ladislau Araújo Skorupa, da Embrapa Meio Ambiente, que enfatizará o uso do lodo na recuperação de áreas degradadas.
Às 11h, o painel - Tecnologias Disponíveis para a Solução do Lodo, terá a participação do especialista Arion Zandoná Filho, da SuperBac Proteção Ambiental Ltda e de Beatriz Stoll Moraes, da Seta, empresa gaúcha voltada a produção de floculantes orgânicos.
A programação da tarde inicia às 13h30, com a palestra sobre O Uso Agrícola de Lodo no Brasil - Situação Atual e Perspectivas com Cleverson Adreoli, técnico da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A seguir, o painel - Tratamento Combinado de Lixiviados de Aterros Sanitários em ETEs - numa visão geral abordada por João Alberto Ferreira da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a experiência da Corsan , apresentada pela engenheira Catarina de Luca de Lucena.
Finalizando os debates, às 16h será apresentado o painel que enfocará A visão geral do tratamento de lodos de Estação de Tratamento de Águas, pelos especialistas da Corsan Marinho Emilio Graff e Karla Maria Piepper; a minimização como solução no lodo de ETA, por José Luis Barradas do Instituto Tecnológico de Águas. Também será abordada a experiência no uso de lodo de ETA para a confecção de tijolo, por Ediane Rosa e Rafael Pinto da Cunha da Ulbra e da Corsan, respectivamente.
Na quinta-feira, último dia do encontro, o Dmae apresenta relatos de experiências no enfrentamento do problema odor. O Encontro sobre Inovações Tecnológicas no Saneamento - Lodos e Odores conta com apoio de entidades públicas e privadas da área de saneamento.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 17/04/2007)