Até o final deste mês, a Comissão Interamericana de Etanol deverá ter um diagnóstico do mercado de etanol no continente. “É uma visão prospectiva, em cada um dos países, de sua situação atual, potencial e institucional para produção de etanol”, informou o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, co-presidente da Comissão e presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Segundo Rodrigues, 19 países já foram mapeados. O estudo, solicitado ao IICA - Instituto Interamericano de Cooperação agrícola, embasará projetos do BID - Banco Interamericano de desenvolvimento sob medida para cada país do continente americano, de acordo com suas demandas e seu potencial. Há duas semanas, o Banco Interamericano de Desenvolvimento anunciou investimentos de cerca de US$ 3 bilhões em projetos privados relacionados à produção de biocombustíveis. Deste total, US$ 2,57 serão aplicados no Brasil. “Isso é uma consequência já do trabalho da Comissão”, afirmou o ex-ministro da Agricultura.
Rodrigues não acredita que divergências ideológicas prejudicarão a ampliação da produção de etanol na região, com vistas á criação de um mercado global para o produto – um dos objetivos da Comissão Interamericana, lançada em dezembro de 2006, nos Estados Unidos, pelo ex-ministro brasileiro com o ex-governador do Estado da Flórida Jeb Bush, e o Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o colombiano Luis Alberto Moreno.
“Todos os países que querem reduzir a sua dependência de petróleo têm interesse no processo, que também gera empregos, riqueza e renda Então, acredito que não há nenhuma questão ideológica que iniba uma vontade nacional de qualquer país de progredir e ter uma energia renovável e mais limpa”, afirmou. Com Jeb Bush, Rodrigues participou, nesta segunda-feira, de reunião fechada sobre produção e comercialização do etanol com integrantes da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
(Por Mylena Fiori, Agência Brasil, 18/04/2007 )