O secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Nelson Proença, apresentou na tarde desta terça-feira (17/4), durante a Feira Industrial de Hannover, na Alemanha, o Programa RS Energia Para Investidores. O lançamento mundial do Programa, que será coordenado pela Caixa RS e terá um fundo de investimento para empreendimentos de geração de energia elétrica de base renovável e produção de biocombustíveis, chamou a atenção dos visitantes do pavilhão 12 da feira, dedicado à energia.
O evento teve a participação de representantes de companhias de investimento em geração de energia de 24 países, entre eles Índia, Coréia do Sul, Noruega, Alemanha e Espanha. Também contou com a presença de representantes da Agência Alemã de Energia (DeNa) e do governo da Baixa Saxônia, onde Hannover está localidado. Na apresentação do RS também estiveram presentes os deputados estaduais Frederico Antunes (presidente da AL-RS), Alexandre Postal, Berfran Rosado e Fabiano Pereira.
Na ocasião, os representantes da empresa alemã Natenco, especializada em produção de energia eólica (a partir da força dos ventos), voltaram a pedir ajuda do governo estadual para que a União garanta a comercialização dos mais de 600 megawatts de energia que um complexo de 300 aerogeradores gerará no Litoral Norte. A Natenco já tem licença ambiental para a instalação de quatro parques em Tramandaí, Xangri-Lá, Imbé e Palmares do Sul. O investimento é da ordem de US$ 1,3 bilhão.
Proença ouviu o pedido do diretor da empresa, Dietrich Mayer. A Natenco produz energia eólica na França e na Alemanha.Nesta quarta-feira (18), o secretário Proença embarca para Nova Iorque e Washington, onde apresentará o RS Energia para investidores de bancos privados norte-americanos.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 17/04/2007)