Foi apresentado à Secretaria do Meio Ambiente nesta terça-feira (17/4) o projeto de criação do geoparque da região da Quarta Colônia que abrange os municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São José do Polêsine e Silveira Martins.
A comunidade européia define geoparque como um território que inclui um patrimônio geológico específico e uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentada. Deve compreender um certo número de geosítios (locais de interesse geológico e paisagístico), apelo estético ou valor educativo.
O projeto vem sendo gerenciado pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e vai contar com o apoio da secretaria para ser apresentado à Unesco. Conforme o secretário executivo do Condesus/Quarta Colônia, José Itaqui, o principal objetivo da criação do geoparque é o desenvolvimento socioeconômico da região.
O geoparque engloba o Parque Estadual da Quarta Colônia, criado pelo estado em 2005, com área de 1.847 hectares nos municípios de Agudo e Ibarama. Na apresentação feita ao secretário substituto José Carlos Breda e aos técnicos da secretaria, ficou clara a relevância da região sob o aspecto paleontológico. Em 1902 foram encontrados os primeiros fósseis na região e, enviados para a Europa, tornaram o RS conhecido mundialmente. Os fósseis da Quarta Colônia guardam a origem dos dinossauros e dos mamíferos. Lá foram encontrados os fósseis de quatro dos mais antigos dinossauros do mundo.
De acordo com o secretário executivo do Condesus, José Itaqui, em junho devem iniciar as obras do Centro de Apoio e Pesquisa Paleontológico da Quarta Colônia, em São João do Polêsine, com 2.650 metros quadrados, incluindo uma unidade museológica. O Centro conta com recursos da Petrobras e Eletrobras.
Estão diretamente envolvidos na elaboração do projeto a Fundação Zoobotânica do RS, Ufrgs, Unisinos, Universidade Federal de Santa Maria, Serviço Geológico do Brasil e Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Representantes dessas instituições participaram da apresentação junto com o secretário executivo do Condesus.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 17/04/2007)