Cientistas descobriram qual a causa da morte de milhares de abelhas no Reino Unido. Os insetos, essenciais para a polinização, estão morrendo devido ao uso de pesticidas e o crescimento da atividade agrícola, que reduz suas fontes de alimento. A espécie pode ser completamente exterminada, o que provocaria efeitos devastadores na agricultura do país, alertaram pesquisadores nesta segunda-feira (16/04).
"Não há flores suficientes", disse Dave Goulson, da Universidade de Stirling, na Escócia, referindo-se à causa do desaparecimento dos insetos. O Reino Unido já teve cerca de 25 espécies nativas de abelha, mas três delas já sumiram nos últimos 50 anos e outras dez estão ameaçadas, disse Goulson. "Duas podem desaparecer entre os próximos cinco e dez anos facilmente", complementou.
E o problema não atinge somente o Reino Unido. A morte de abelhas vem sendo notada na América do Norte e em outros países da Europa. Isso pode tornar mais difícil a reintrodução de espécies extintas localmente, dizem os pesquisadores. Goulson e outros cientistas estão tentando convencer os agricultores a utilizar métodos menos danosos ao meio ambiente em suas plantações. Eles também tentar alertar as pessoas sobre a importância de se proteger as abelhas.
(Reuters, 16/04/2007)