Agricultores da região de São Gabriel mobilizam-se contra o zoneamento da soja, elaborado pelo Ministério da Agricultura (Mapa). Segundo o estudo, a oleaginosa não é indicada na região, com produtividade inferior às demais. Os produtores contestam e alegam que a atividade é importante, pois é consorciada com a pecuária e a triticultura. Sem a indicação do Mapa, não é possível acessar o seguro rural.
Já pensando na próxima safra, o sindicato rural do município pretende, na próxima semana, apresentar a deputados estaduais e federais, uma avaliação técnica do Departamento de Solos da Universidade de Santa Maria, favorável ao plantio. 'Temos áreas em que o percentual de argila é inferior a 10%, mas a produtividade foi superior ao Planalto Central', contesta o presidente do sindicato rural de São Gabriel, Tarso Teixeira.
Segundo o superintendente do Mapa/RS, Francisco Signor, que esteve na região no final de semana, a produtividade média do grão em 2005 foi de 1.045 kg/ha no RS, enquanto, na região, ficou em 595 kg/ha. O índice de produtores que solicitou o seguro na safra 2005/06 no Estado foi de 13,93%. Na região, foi de 24,74%. 'Estamos mostrando o que é mais recomendável.'
(Correio do Povo, 17/04/2007)