A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Fepam promovem nesta terça-feira (17/4), a partir das 9h, no salão de atos do prédio lilás da Feevale, na RS 239, 2733, em Novo Hamburgo, encontro de parceiros visando à recuperação ambiental das bacias hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí. Esta é a primeira reunião de avaliação das ações que estão ocorrem nos municípios que integram a bacia do rio dos Sinos, depois do encontro de 29 de janeiro último.
Por determinação da secretária Vera Callegaro, o encontro ampliou-se e os municípios da bacia hidrográfica do rio dos Sinos passam a se integrar às ações recomendadas pela força-tarefa que atuou no acidente ambiental do rio dos Sinos de outubro último.
Conforme o coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga) da Sema, Niro Afonso Pieper, começa a ser discutido o Plano de Sustentabilidade Ambiental, que pode reunir os planejamentos que são exigidos dos municípios com leis e resoluções esparsas. Ele salienta que no dia 12, fiscalização integrada reunindo os municípios de Araricá, Nova Hartz, Parobé e Taquara atuaram basicamente na orientação e exigências para empreendimentos que descartam óleos e graxas.
Além disso, também serão avaliadas as demandas dos municípios para serem incluídos nos recursos destinados pelo Pacote de Aceleração do Crescimento (PAC) nos projetos de saneamento básico, coordenados pelo secretário de Planejamento e Gestão, Ariosto Culau.
Participam do encontro a secretária Vera Callegaro, do Meio Ambiente, o secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, prefeitos ou representantes dos municípios das duas bacias hidrográficas, presidentes e representantes do Comitêsinos e Comitê Gravataí, entre outros.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 16/04/2007)