Uma intensa e pouco comum atividade foi detectada por satélites americanos ao redor do complexo nuclear norte-coreano de Yongbyon, que deveria ter sido fechado sábado (14/04), informaram os serviços secretos e a imprensa da Coréia do Sul. Segundo o jornal Dong-A Ilbo, as fotografias de satélites feitas na segunda-feira foram envidas a Seul.
"Os Estados Unidos captaram imagens nas quais aparecem movimentos incomuns de funcionários e veículos ao redor da torre de esfriamento e no estacionamento do complexo de Yongbyon", afirma a publicaçãoo. Os serviços secretos sul-coreanos (NIS), que confirmaram atividades pouco habituais, se recusaram a interpretar as imagens como um sinal do fechamento iminente da instalação.
O complexo nuclear de Yongbyon (norte) é a estrutura central do arsenal atômico do regime norte-coreano. O prazo estabelecido para o fechamento da usina expirou no sábado. Esta medida representaria um primeiro passo no desmantelamento do conjunto das instalações nucleares em virtude de um acordo assinado no dia 13 de fevereiro, ao fim de negociações entre as duas Coréias, Estados Unidos, China, Japão e Rússia.
Porém, o regime norte-coreano exige como condição prévia para cumprir o acordo a liberação de 25 milhões de dólares de fundos bloqueados em um banco de Macau após acusações americanas de lavagem de dinheiro. A quantia foi desbloqueada, mas a transferência efetiva não foi realizada até o momento por detalhes técnicos.
(AFP, 16/04/2007)