O Diretor do Departamento de Articulação Institucional (DAI), do Ministério do Meio Ambiente, Volney Zanardi, participa do seminário Diálogo Regional: Governo e Sociedade Civil para Aliança pelo Princípio 10. O encontro será nos dias 18 e 19 de abril, na Cidade do México. O princípio 10 faz parte da Agenda 21 e trata do acesso à informação e à justiça ambiental.
Durante o encontro, representantes de cerca de 15 países da América Latina terão oportunidade de trocar experiências e discutir meios para dar escala regional às ações desenvolvidas por seus governantes. Representando o governo, Volney Zanardi apresentará os avanços brasileiros na área da informação e a participação da sociedade na gestão ambiental nos últimos quatro anos.
Um dos exemplos brasileiros de facilitação do acesso e organização da informação ambiental é o Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), disponível no endereço eletrônico www.mma.gov.br/sinima. Segundo Volney, o sistema é um instrumento que dá mais transparência para a Política Nacional de Meio Ambiente. O acesso à informação é fundamental para articular governo e sociedade civil. Com o sistema é possível o acompanhamento, o controle e a participação da sociedade, disse.
Outra ação apresentada pelo Brasil no evento será o processo de capacitação dos gestores ambientais, por meio do Programa Nacional de Capacitação. A iniciativa visa difundir dados ambientais compartilhados com a gestão nas esferas municipais, estaduais e federal.
(Por Aida Feitosa,
MMA, 16/04/2007)