O ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, anunciou ontem (15/04) que Santa Catarina deve receber mais de R$ 200 milhões em investimentos até 2010. O Estado já foi o maior beneficiado no primeiro governo do presidente Lula, com aporte de R$ 120 milhões. Gregolin está em Santa Catarina para participar do 12º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (Colacmar), que começou ontem no CentroSul, em Florianópolis.
Santa Catarina, que já tinha a maior produção de moluscos, fechou o ano passado também com a maior produção de pescado do país, cerca de 36 mil toneladas de peixes capturados e cultivados. Por isso merece atenção especial do governo e os maiores investimentos públicos no setor, segundo o ministro.
- Nossos investimentos vão focar todos os segmentos. Na pesca industrial, teremos certificação das embarcações, através do Profrota, linhas de crédito especiais e equiparação dos armadores aos pescadores artesanais para acesso ao crédito, além da ampliação da política de subsídio ao óleo diesel. Na pesca artesanal, estamos implantando os Centros Integrados, que dotarão as comunidades pesqueiras de de infra-estrutura, fábrica de gelo, unidades de comercialização. O primeiro centro fica pronto em julho - disse.
Na aqüicultura, o ministro destacou que os projetos do governo pretendem legalizar a atividade, com a demarcação de áreas, entrega de títulos de cessão, concessão de licenças ambientais, além de acesso ao crédito.
- Vamos regulamentar a maricultura. E implantar unidades demonstrativas de mecanização do cultivo de marisco, para aumentar a produtividade. A piscicultura também será contemplada por investimentos, já que 19 mil toneladas de pescados são provenientes do cultivo. Um frigorífico está sendo instalado em Abelardo Luz e terá condições de processar cinco mil toneladas por dia - afirmou.
Depois de problemas como a maré vermelha, que impediu a comercialização de moluscos na Grande Florianópolis em fevereiro, Gregolin explicou que a Secretaria Nacional da Pesca vai destacar atenção especial à questão do controle sanitário.
( simone.kafruni@diario.com.br )
(
Diário Catarinense, 16/04/2007)