A Prefeitura de Porto Alegre implantará, a partir de amanhã, o Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente (ReLuz), que vai substituir 80 mil pontos de iluminação pública da Capital. O projeto tem investimentos de R$ 26 milhões e será realizado em parceria com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
O prefeito José Fogaça assina amanhã (17/4), às 14h, durante solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal, o convênio que garante a execução do programa. Viabilizado por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), o Reluz prevê a troca de equipamentos convencionais (lâmpadas, reatores-ignitores, luminárias, braços, relés fotoelétricos) e acessórios para instalação, por outros com tecnologia mais avançada e eficiente, proporcionando redução de aproximadamente 40% no consumo de energia.
O programa integra o projeto de Eficientização da Iluminação Pública de Porto Alegre, que prevê a substituição do atual sistema por outro com lâmpadas de sódio, gerando economia no consumo de energia. Outro ganho do projeto é a menor reposição, em função da maior durabilidade do material empregado, além do incentivo à cultura do não desperdício.
– A implementação do Programa ReLuz melhora as condições para o turismo, o comércio e o lazer noturnos, além da geração de novos empregos e do aumento da qualidade de vida da população urbana – afirmou o secretário municipal de Obras e Viação, Maurício Dziedrik, ao lembrar que a redução da demanda do sistema elétrico nacional, especialmente no horário de maior consumo, contribui para o aumento da confiabilidade e da melhoria das condições de atendimento ao mercado consumidor de eletricidade.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 15/04/2007)