Os secretários do Meio Ambiente, Vera Callegaro, de Obras Públicas, Paulo Azeredo, e o comandante da Polícia Ambiental, Coronel Péricles Brasil Álvares, assinaram na quinta-feira (12/4) a ordem de início das obras de construção da sede do Pelotão da 1ª Cia do Batalhão Ambiental da Brigada Militar em Osório.
A obra faz parte do Projeto de Conservação da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul, cujo Contrato de Contribuição Financeira foi firmado em 2002 pelos governos federal e estadual, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com o governo da Alemanha. O projeto visa a assegurar que a vegetação remanescente da Mata Atlântica seja protegida.
O município de Osório está entre os 28 que fazem parte da área de abrangência das 11 Unidades de Conservação que o contrato prevê. A doação do governo alemão, por meio do Banco KfW, é de 6,13 milhões de euros a fundo perdido, e a contrapartida do governo do estado é apenas referente aos gastos de pessoal e custeio.
A secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro, destacou a importância do início das obras, já que vai propiciar a infra-estrutura necessária para a sede administrativa da Polícia Ambiental em Osório. "O Comando Ambiental é parceiro da Secretaria do Meio Ambiente, além de ser o braço direito nas atividades de fiscalização do meio ambiente", concluiu a secretária.
Também assinaram o termo de início das obras o engenheiro Jaime Luiz Dalpiaz e a diretora do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, Vera Pitonni, ambos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado e Portal Litoral Norte, 13/04/2007)