A prefeitura de Arroio Grande, juntamente com a Emater/RS e a Ascar (Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural), realiza amanhã (14/4), o 1º Encontro Regional de Desenvolvimento Florestal de Arroio Grande. O evento tem por objetivos incentivar o desenvolvimento florestal e a industrialização de suas matérias-primas, atender aos anseios de parcerias consolidadas nos municípios da Zona Sul e esclarecer dúvidas remanescentes sobre o programa de florestamento que está sendo implantado na região.
Os produtores rurais participarão através da poupança florestal como alternativa econômica de diversificação da matriz produtiva, contribuindo assim com a estabilidade social através da geração de emprego e renda advinda da instalação de um complexo industrial previsto para a região sul, além da interação da atividade de silvicultura com outras atividades agropastoris e o meio ambiente.
Através da realização do evento, Arroio Grande deixa claro seu apoio aos empreendedores florestais que estão se instalando na região e dá mostras de que sua comunidade está receptiva à instalação da Votorantim Celulose e Papel (VCP) no município com um investimento na ordem de dois bilhões de dólares previstos para os próximos anos. Equivalente a três fábricas da General Motors ou dois pólos petroquímicos, este empreendimento praticamente salvará vários municípios circunscritos que têm sua economia exaurida e bem próximas do caos.
O evento conta com a presença dos prefeitos da Azonasul, deputados da região, comunidade de Arroio Grande e de outras localidades.
(Diário Popular, 13/04/2007)