SOS Mata Atlântica planta 70 mil árvores para neutralizar emissões de CO2
emissões de co2
2007-04-13
As emissões de gás carbônico, geradas nos quatro dias de desfile das Escolas de Samba de São Paulo, serão compensadas pelo plantio de 1.200 mudas de árvores, feitas pela Fundação SOS Mata Atlântica, nesta segunda-feira (16/04), em Salesópolis, interior de São Paulo. O plantio, formado no total por 70 mil mudas, também tem por objetivo neutralizar as emissões causadas por atividades de empresas parceiras do Programa Florestas do Futuro.
Com o plantio das mudas, a Fundação quer restaurar a Mata Atlântica da região onde estão as nascentes do Rio Tietê e também diminuir o impacto de gases, como o dióxido de carbono (CO2), que são emitidos na natureza e geram conseqüências negativas para o meio-ambiente, como o efeito estufa, as mudanças climáticas, a elevação do nível dos oceanos, além de outros problemas que já estão tornando-se freqüentes no Planeta.
Os cálculos da neutralização de carbono no Carnaval foram feitos pela consultoria Key Associados. Dados sobre consumo de energia elétrica, gás, transporte e lixo produzido pelo evento foram levantados pelos especialistas para chegar ao cálculo aproximado de 700 toneladas de carbono.
No Programa Florestas do Futuro, criado pela Fundação SOS Mata Atlântica, as árvores relativas à neutralização são plantadas em áreas de reflorestamento, com mudas nativas e privilegiando regiões de mata nas margens dos rios. Todo o processo é de responsabilidade da entidade, que contata proprietários de terra ou viveiros de mudas nativas e realiza e acompanha o plantio por 5 anos, com auditoria da Price Waterhouse.
No dia 16 de abril, estarão presentes no plantio, em Salesópolis, representantes das empresas parceiras da Fundação e que doaram as mudas para esta ação – SP Turismo, Instituto Tottum, Uninove, TAM e Mahikari.
Quantidade de mudas doadas:
Repsol – 15.000
Ambiente Global (Couro Modas) - 1000
SP Turismo – 1200
FENSA (Coca-Cola) – 20.000
Instituto Tottum – 500
Uninove – 15.000
TAM – 15.000
Mahikari – 15.000
Cronograma previsto para o evento:
Ponto de encontro: Sede da SOS Mata Atlântica - Rua Manoel da Nóbrega, 456
- SP (rua do Ginásio Ibirapuera).
Horário de Saída: 08h30
Horário de Retorno: 13h, com previsão de chegarmos na sede da SOS até às 15h.
Local de visitação: Salesópilis - SP - Reservatório da Ponte Nova
Endereço: Estrada Mogi-Salesópolis, Km 80. Depois do Obelisco "BARRAGEM DE PONTE NOVA - DAEE", percorrer mais 3 Km até a Portaria da Barragem.
(Voice Comunicação Institucional, 12/04/2007)