A Comissão de Meio Ambiente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) reuniu-se terça-feira (10/4) na Univates, quando foram destacadas duas iniciativas de municípios da região. Representando Colinas, o prefeito Edelbert Jasper relatou que por meio de trabalho conjunto com o Ministério Público da Comarca de Estrela foi constatado que as propriedades rurais e urbanas do município, localizadas na margem com o Rio Taquari, mantêm largura mínima de 30 metros de mata ciliar. Considerando esse dado a prioridade não será o Rio Taquari, mas o Arroio do Seca, onde a situação é mais preocupante. Neste sentido, nos próximos 60 dias serão realizados encontros com os proprietários para estudar soluções ao longo daquele curso d’água.
Pelo município de Estrela o biólogo Emerson Musskopf, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, frisou algumas ações para os próximos meses, como a decisão da municipalidade de criar uma Unidade de Conservação em área pública que margeia o Rio Taquari, numa extensão de 300 metros, além da formatação de uma proposta de intervenção para recuperação do ambiente ciliar em todo o território de Estrela, desde a divisa de Colinas até a divisa com Bom Retiro do Sul. O trecho é de 14 quilômetros, dividido em espaços urbanos e rurais. "As soluções não vêm de fórmula única. O cadastro de cada propriedade, com suas respectivas características, é que indicará as providências a ser tomadas", destaca Musskopf.
Uma das propostas apresentadas é que a Univates realize estudo de viabilidade econômica de uma agroindústria que aproveite as frutas nativas, plantadas no ambiente ciliar, como matéria-prima para sucos, doces, geléias, entre outros. Também participaram da reunião Adilson Metz, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado; Paulo Roberto Rodrigues, supervisor regional da Emater; Zeferino Genésio Chielle, da Fepagro de Taquari; Sandra Andrés, pesquisadora da área ambiental; Fernanda Kuhn e Morgana Arend, acadêmicas do curso de Biologia; e Paulo Steiner, do Escritório de Relações com o Mercado da Univates.
(O Informativo do Vale, 12/04/2007)