A Secretaria do Meio Ambiente de Venâncio Aires tem prazo até o final do mês para adequar as instalações do lixão do município. Na semana passada, a Promotoria Pública notificou o município a operar melhorias previstas em Termo de Compromisso de Ajustamento (TCA) firmado entre as partes. O documento ainda prevê ajustes na usina de reciclagem de lixo, em Linha Estrela.
O secretário do Meio Ambiente, Fernando Heisler, explica que o acordo foi assinado em junho de 2006 e, de lá para cá, diversas modificações vem sendo providenciadas nos dois locais. O lixão municipal, desativado há oito meses, segue as exigências do órgão fiscal. A área conta com uma cobertura de argila, com espessura de 30 a 40 centímentros, sobre o produto depositado; sistema de drenagem contornando o espaço ocupado pelo entulho; cortina vegetal, com milhares de mudas de árvores plantadas e cercamento para impedir o acesso.
Ainda deverá ser providenciada a colocação de uma placa de advertência, proibindo a entrada de pessoas e animais. Ela se somará a outra, já existente. Um sistema de drenagem de gases também será instalado nos próximos dias.
Na usina de reciclagem, todas as requisições do MP foram atendidas, entre elas o pedido de licença ambiental protocolado. Técnicos do setor de meio ambiente providenciaram a retirada de resíduos irregulares; monitoramento das águas subterrâneas, por meio da perfuração de poços; cobertura da área de transferência do material para ser transportado e o cercamento e identificação do local. Também foi disponibilizado um espaço para o depósito de material inutilizado.
A área ainda deverá ser limpa e reorganizada nos próximos dias. A usina recebe cerca de 600 toneladas de lixo todos os meses. Deste total, cerca de 40 toneladas são reaproveitadas.
(Gazeta do Sul, 12/04/2007)