Prefeitos e representantes das prefeituras que integram a bacia hidrográfica dos rios dos Sinos e Gravataí atenderam ao chamado do governo do estado e estiveram reunidos com os secretários do Meio Ambiente, Vera Callegaro, Planejamento e Gestão, Ariosto Culau, e Habitação e Saneamento, Marcos Alba. Na pauta, o Plano de Saneamento dos Municípios.
Os prefeitos solicitaram apoio ao governo do estado para flexibilizar a elaboração de seus planos de saneamento básico solicitados pela Portaria 087 da Fepam, que deu prazo de 180 dias para que apresentassem seus projetos, tendo em vista que muitos destes trabalhos necessitam de embasamento técnico para sua elaboração.
Conforme Vera Callegaro, o governo de Yeda Crusius quer ser parceiro e fomentador de projetos e ações para que os municípios possam iniciar obras de saneamento visando à recomposição de suas bacias hidrográficas. A secretária salientou que a recuperação dos riso dos Sinos e Gravataí é prioridade, porém as demais bacias hidrográficas também necessitam de ações visando à proteção de seus mananciais.
Diante do número de projetos existentes e da necessidade de melhorar o planejamento e ações da política pública de saneamento, a Secretaria de Planejamento e Gestão passará a gerenciar e administrar estas informações, esclareceu Vera Callegaro. O objetivo, segundo a secretária, é uniformizar e padronizar modelos de informações para direcionar os projetos, bem como a alocação de recursos tanto federal quanto em organismos financeiros internacionais.
A padronização das ações pode ir além dos 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do rio dos Sinos, estendendo-se aos demais municípios, com o intuito de iniciar o planejamento das ações visando à recuperação dos recursos hídricos em todo o estado. Nova reunião deve ocorrer ainda nesta semana.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 11/04/2007)