O secretário de Coordenação e Planejamento, Ariosto Culau, solicitou ao ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, em audiência nesta quarta-feira (11/4), em Brasília, prioridade na assinatura de dois convênios relativos a obras que estão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): as barragens dos arroios Jaguari e Taquarembó, ambos localizados na bacia do rio Santa Maria.
Segundo Ariosto, o ministro Geddel avaliou de forma positiva o pleito e prometeu cumprir todas as etapas para que o governo estadual possa assinar os convênios o mais breve possível. Para isso, confirmou extensa visita ao Rio Grande do Sul, agendada para os próximos dias 26 e 27. "Se estiver tudo certo, o ministro disse que há possibilidade de serem assinados os convênios, mas isso depende ainda do posicionamento técnico do ministério", ponderou.
Ariosto Culau acrescentou que o ministro mostrou boa vontade na inclusão de mais oito barragens no PAC com investimento previsto inicialmente de R$ 193 milhões somado àqueles que já foram aprovados, de R$ 80 milhões.
Açudes
O ministro Geddel Vieira Lima atendeu, ainda, o pedido do secretário Ariosto Culau de avaliar tecnicamente a possibilidade de contribuir para as obras de construção de pequenos açudes, principalmente em regiões que potencialmente possam ser atingidas pela seca.
Ariosto explicou que dentro do Plano Estadual de Irrigação há a previsão da construção desses açudes. O ministro pediu que o governo do estado faça uma identificação dos municípios que se enquadrariam no conceito de Defesa Civil – uma vez que o órgão possui recursos para atendimento de situações preventivas de calamidade. "Vamos voltar com a tarefa de identificar, junto com o secretário Rogério Porto, as regiões que poderiam ser atendidas por um programa da Defesa Civil", afirmou.
Acompanharam a audiência o deputado Eliseu Padilha e o representante do governo do Rio Grande do Sul em Brasília, Marcelo Cavalcante.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 11/04/2007)