A empresa francesa Areva e a japonesa Mitsubishi anunciaram o reforço de sua aliança, que inclui o desenvolvimento de um reator nuclear, cujo projeto conceitual deve estar concluído ainda este semestre. O rápido desenvolvimento desta aliança se confirmou com um encontro, em Tóquio, entre a presidente da Areva, Anne Lauvergeon, e o da Mitsubishi Heavy Industries, Kazuo Tsukuda, explicaram os dois grupos em comunicado conjunto.
A colaboração se concretizou a partir de outubro, com a definição dos "grandes princípios de concepção" de um futuro reator "de terceira geração avançada" de água a pressão e uma potência de 1.100 megawatts. O reator cumprirá os critérios mais recentes das duas companhias em termos de segurança - por exemplo, resistência ao impacto de aviões de transporte de passageiros -, de respeito ao meio ambiente e de eficácia.
Lauvergeon disse que "os progressos registrados até agora são promissórios e confirmam a pertinência da escolha mútua dos dois parceiros". Tsukuda antecipou que, "uma vez concluída a fase do projeto conceitual", as empresas passarão em julho à etapa do design de base, "com o objetivo de que esteja pronto para ser certificado em um tempo recorde".
"Isso só foi possível pelo know-how dos dois grupos, assim como pelas sinergias e os meios fornecidos em comum com esta aliança", acrescentou. O acordo assinado em outubro prevê também a colaboração em outros âmbitos, como as compras de material e a melhora no ciclo de combustível.
(Efe, 11/04/2007)