A Prefeitura de Cachoeirinha (RS) publicou no início desta semana o edital de concorrência para contratar a empresa que fará a coleta de lixo domiciliar nas vias públicas da cidade. O prazo para a prestação de serviço é de um ano podendo ser renovado por mais quatro vezes consecutivas por igual período.
O contrato com a empresa vencedora prevê as seguintes atividades no município de Cachoeirinha: executar a coleta mecanizada de lixo domiciliar nas vias públicas, a coleta de entulhos, caliças, galhos e podas de árvores, a coleta de resíduos do cemitério público municipal e a coleta de animais mortos. Para execução dos serviços a empresa receberá mensalmente, do município, o valor referente à quantidade de resíduos coletados em toneladas multiplicadas pelo preço que propuser na licitação por tonelada coletada.
Segundo o coordenador do Departamento de Compras, Alex Branco, o edital publicado nesta semana prevê o recolhimento de lixo domiciliar de forma mecanizada (caminhão) nos bairros localizados ao norte da avenida Flores da Cunha.
"Vamos inovar a coleta na zona sul da cidade", antecipa Alex. Um novo edital será publicado na próxima semana com outro processo licitatório. "A coleta será automatizada com a colocação de contêineres em pontos estratégicos dos bairros", diz. O objetivo é educar a população a não depositar o lixo em frente de casa, mas colocá-lo nos locais previamente determinados, já que não haverá recolhimento por caminhão nas residências. "O objetivo é modernizar o sistema, que já existe em muitos países desenvolvidos", justifica.
A principal vantagem, segundo o coordenador, é que o serviço funciona 24 horas, e não haverá mais dia nem hora pré-determinados para o depósito e recolhimento do lixo. "Esse será uma experiência piloto", explica.
Em ambos os sistemas o depósito do lixo recolhido em Cachoeirinha continua sendo o Aterro Sanitário Santa Tecla, em Gravataí, onde Cachoeirinha participa de um consórcio com outros municípios.
(Por Josiane Guglielmi,
Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Cachoeirinha, 09/04/2007)