Cerca de 80 pessoas entre representantes do governo federal, de entidades não-governamentais e chefes de Unidades de Conservação do Brasil estarão em Foz do Iguaçu de 15 a 19 de abril, participando do Seminário “O Fogo no Meio Rural e a Proteção do Patrimônio Mundial Natural no Brasil: Alternativas, Implicações, Preservação Sócio-Econômicas, Preservação da Biodiversidade e Mudanças Climáticas”. Estão confirmadas as presenças do coordenador de Ciências e Meio Ambientes Unesco-Brasil, Celso Schenkel e do professor e autor de livros sobre Educação Ambiental, Genebaldo Freire Dias.
O Seminário é uma iniciativa conjunta do Programa Conservação da Biodiversidade nos Sítios do Patrimônio Mundial Natural no Brasil (Projeto BRA-Patrimônio) e do Centro Especializado Prevfogo/Ibama na busca de alternativas que reduzam o potencial que muitas atividades realizadas no meio rural têm de promover danos em áreas protegidas.
A cidade foi escolhida por ser sede do Parque Nacional do Iguaçu, Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade desde 1986. A abertura do evento será na própria unidade e os debates acontecem no Hotel Bella Itália, no centro da cidade.
O evento tem por objetivo congregar num espaço de diálogo democrático, os principais grupos sociais e entidades envolvidas com a gestão dos recursos naturais no meio rural e instituições preocupadas com o desenvolvimento de pesquisas científicas e/ou emprego de ações que visem substituir o uso do fogo nas atividades agrosivilpastoris. Representando desta maneira, um esforço conjunto da sociedade brasileira pela preservação de áreas protegidas, como os Sítios do Patrimônio Mundial Natural reconhecidos pela Unesco.
O Projeto BRA-Patrimônio é um Acordo de Cooperação Técnica entre Unesco, Ministério do Meio Ambiente, Ibama, United Nations Foundations (UNF), World Wildlife Fund (WWF), The Nature Conservancy (TNC) e Conservação Internacional (CI). (Ibama/Parna do Iguaçu, 11/04/2007)